18 de outubro de 2013

[Livros &...] - Autores Brasileiros

Todo mundo que tem um blog sobre livros e resenhas, e todo mundo que lê e comenta esses blogs tem o poder nas mãos, o que eu quero dizer com isso, é que temos hoje a possibilidade de fazer pressão nas editoras sobre aquilo que queremos ler, sobre os autores nacionais e internacionais que queremos que sejam publicados.

Um escritor tem que percorrer um longo caminho até ver a sua história publicada por uma grande editora, ainda mais num pais em que se lê e se valoriza a leitura tão pouco, mas hoje existem outras possibilidades para os autores terem os seus livros publicados sem que tenham que modificar as suas histórias, de acordo com exigências das editoras, ou sem que tenham que bater em inúmeras portas.

  O marketing fica por conta de blogs, promoções ou facebook, que é o famoso "boca-a-boca", existe propaganda melhor do que essa?


Os leitores sabem muito bem o que querem, tem mercado para todo o tipo de literatura, desde que essa tenha qualidade e o leitor não precisa ser nenhum expert, nenhum membro da Academia Brasileira de Letras para diferenciar o que tem valor daquilo que ainda precisa ser melhorado.

Então, se você é leitor dos blogs de livros e resenhas, não deixe de apoiar os novos escritores, se a história te chamou atenção, não deixe de buscar mais informações, deixe seus comentários, mostre aquilo que te interessou e aquilo que pode ser melhorado, a sua opinião terá um grande valor para o autor e para o(a) blogueiro (a).

Fico muito feliz quando outros blogs me dão dicas de autores brasileiros com boas histórias e autores brasileiros que estão começando e que já mostram um trabalho bem legal!

Nos Estados Unidos tem um movimento de Indie Authors que representa bem isso, autores que estão começando, que não pertencem a nenhuma editora, mas que já tem um grande reconhecimento do seu trabalho através de blogs parceiros. Muitos desses autores, como a própria Abbi Glines, que está chegando no Brasil agora com a série Forever too far, começou dessa forma. 

Acho que no Brasil esse movimento começa a tomar corpo, mas ainda temos que percorrer um longo caminho. 

É nesse clima que eu gostaria de anunciar a parceria com alguns escritores nacionais, vocês podem conferir aqui quem são eles e em breve as resenhas estarão no blog.

Então, boa sorte para os colegas escritores, não desanimem, continuem com essa imaginação a mil e enchendo na nossa vida com histórias fantásticas, apaixonantes...  

7 comentários:

  1. Tem muito autor nacional ótimo, com obras incríveis e que infelizmente não ganham espaço ou reconhecimento do público.
    Apostar nos desconhecido não é comum para as pessoas, nem para as editoras. Muito mais fácil 'comprar' um autor nacional que você já sabe o que esperar.
    Mas super apoio a tua ideia, e faço o que está ao meu alcance na divulgação boca-a-boca, pois é o que consigo no momento.
    Vou aguardar as tuas resenhas dos autores parceiros e tenho certeza de que me interessarei por seus livros!

    beijos
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Realmente, entrar no mercado editorial é difícil, mas assim como você, acredito (claro) nessa divulgação online, creio que isso já está ajudando e vai ajudar cada vez mais os novos autores! E o antigos também, que ganham ainda mais reconhecimento! =D
    Muito bem colocado!

    Beijo
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que beleza de postagem. Acho que devemos sim apoiar com carinho os bons autores.
    De quebra eu vou te contar que eu tenho um pouco de trauma de ler e tentar resenhar alguns autores que estão por aí, eles não tem estofo para aceitarem críticas construtivas. Alguns lançam seus livros e por gastarem uma boa soma em dinheiro nisso acham que os leitores são obrigados a "engolir" seus livros.
    Já vi blogueiras amigas minhas serem crucificadas online por darem 3 estrelas a péssimas tramas, e isso me amedronta.
    Um leitor não deve e não pode ser oprimido e obrigado a gostar de determinada obra porque o autor é ancional. Até porque opinião cada um tem a sua não é?
    Mas os bons autores, ahhhh..esses sim dão gosto de divulgar e inclusive fazer amizade, esses não precisam de holofotes, os bons brilham por si mesmos.
    Amei ...amei o assunto abordado. E apoio sim parcerias com autores nacionais, somente sou um tanto seletiva por medo mesmo, dessa sanha louca que invade autores sem muito amor próprio.
    Beijão
    Viviane

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma defensora da boa literatura, independente de nacionalidade.
    Claro que o Brasil tem ótimos autores, e esses sim merecem ser divulgados.

    Beijos!
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu amei o seu post!
    E concordo muito com você, tem tanta gente boa no nosso país, tanto autor bom e que não são valorizados...temos sim que procurar conhecer, ler e quem sabe assim ajudá-los a publicar seus livros??
    Parabéns!! =)

    Beijos.

    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. isso é verdade, temos também que valorizar mais a literatura brasileira, pois temos autores tão bons como tem nos EUA, podemos ler todos os tipos de literatura não se esquecendo de a leitura brasileira também merece ser lida :D

    amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A literatura brasileira precisa valorizada! Há muitos talentos por ai que não chegam a sequer ter uma oportunidade. As vezes alguém se apaixona por um livro, mas quando descobre que é de autor brasileiro joga tudo para o alto. Isso é terrível!
    Beijoos; Giih
    cafe-com-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir