23 de setembro de 2013

[Resenha] - Cidades de Papel: John Green

Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. 

E ele, é claro, aceita. 

Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. 

No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.


Resenha



Cidades de Papel narra a história de Quentin Jacobsen que é apaixonado por Margo Roth Spiegelman, Margo é uma menina completamente diferente que foge de todos os clichês, na verdade, ela parece viver os clichês de namorar o cara mais popular da escola, de ser linda, mas isso é só uma fachada, é o que os outros veem, mas de fato ela é uma adolescente que sofre por ter um relacionamento conturbado com os pais e também por notar que as amizades que ela julgava ser verdadeiras não são.

Margo foge de casa e vai em busca de uma vida de acordo com as suas crenças, mas antes, ela leva Quentin para uma noite inesquecível, ele viverá coisas que nunca imaginou, que foge completamente de sua rotina. Após a fuga  Quentin se vê responsável por achar Margo e vai em busca de pistas que ela possa ter deixado para ser encontrada.






"... é difícil ir embora, até que você vai, e ai é a coisa mais fácil do mundo.."


Durante essa jornada de busca por Margo, Quentin se aproxima de seus amigos e é também uma jornada de auto conhecimento. Acho que essa é a grande lição que o livro deixa para seus leitores, muito mais que a busca e o mistério que ronda Margo, Quentin passa a se conhecer, é obrigado a sair de sua zona de conforto, faz amizade com pessoas diferente, conhece verdadeiramente seus amigos e vence muito de seus medos. 



"...quando que nos vimos cara a cara? Não até que você visse minhas rachaduras e eu visse dentro das suas. Antes disso, nos estávamos olhando para idéias de nós, como olhar para a cortina da sua janela mas nunca ver dentro. Mas uma vez que o vaso se racha a luz pode entrar. A luz pode sair..."


O livro muito fácil de ler, John Green recheou a história com diálogos inteligente, irônicos e engraçados, assim ele leva o leitor a se questionar da mesma forma que os personagens do livro o fazem. É uma bela história. 

O Quote da semana passada também foi de Cidades de Papel:


"Fazer xixi é igual a um bom livro, muito difícil parar depois que você começa..." é ou não é verdade?


13 comentários:

  1. Oiii!
    Acabei de conhecer aqui e e já estou seguindo ok? :)
    John Green é maravilhoso, a narrativa dele é tão boa que me dá vontade de ler qualquer coisa que ele tenha escrito. A história de uma menina popular com problemas em casa nunca foi abordada de tal maneira! Amo!

    Beijos
    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, como vai?
    Gostei muito de ler Cidades de Papel, inclusive acabei de postar a resenha do mesmo em meu blog rs. Foi um livro que me fez viajar durante horas e aquele final dele... meu Deus do Céu, não sei nem o que dizer. hahaha

    Beijão, adorei seu blog!
    Meire.
    http://manialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee tudo bem ??

    ainda não senti vontade de ler esse livro tenho medo de me decepcionar pois adorei A Culpa é das estrelas mas sua resenha me fez repensar nessa possibilidade !!!

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa,

      Esse tb foi meu medo! Mas John Green não decepciona!!!

      Beijisss

      Excluir
  4. hahahahahahaha essa de fazer xixi ser igual a um livro é ótima! kkkkk
    Super vontade de ler esse livro *-* espero conseguir ele logo! lol

    Beijo
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou louca pra ler
    esse livro, li a culpa é das estrelas e amei a escrita
    do John, quero muito ler esse, não vejo a hora de ter meu exemplar em
    mãos.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou querendo ler este livro, mas ao mesmo tempo estou com medo, pq amei ACEDE e não curti O Teorema...
    Tenho receio de desgostar do autor se eu ler mais algo que não atenda minhas expectativas =(

    Bjs
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra

      Eu gostei muito de ACEDE, cidades de papel é bom, mas não se compara.. de qualquer forma, vale a pena a leitura!! :)

      Excluir
  7. Você conseguiu me fazer inveja porque faz tempo que quero ler esse livro,
    amei seu blog,
    olha, tem sorteio lá no meu, se te interessar, participa
    http://www.historiaspossiveis.com/2013/09/sorteio-ultima-musica.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Daniele :D
      Vou correr lá para participar da promoção!!!
      Beijos

      Excluir
  8. Tenho muita vontade de ler "a culpa é das estrelas" mas também queria ler outras obras do autor.
    E este livro parece ser maravilhoso! já está na minha listinha de livros desejados.
    Flor, já estou seguindo de volta.
    Beijos, fica com Deus.
    lendoeaprendendoblog.blogspot.com SIGO TODOS DE VOLTA.

    ResponderExcluir
  9. Olá minha querida, tudo bem?
    Passando aqui para retribuir a visitinha e também agradecer por você ter passado em meu blog por esses dias.
    principalmente no dia do meu aniversário.
    Queria te agradecer por ter deixado os recadinhos para mim viu ?!
    Outra coisa, gostei bastante da sua resenha, mas eu nunca li um livro desse autor.
    E olha que hoje fui na livraria e a menina disse que esse livro ai não tá tendo muita saída como os anteriores, mas vou tentar conhecer as obras, embora eu esteja com um pouco de receio para ler ESCRITO NAS ESTRELAS. Até hj n tomei coragem ainda para ler.
    Ainda mais se tratando da doença que trata e tudo mais.
    Acho que tenho que preparar meu espirito ainda (risos)
    Enfim...Mas tá de parabens pela resenha, porque gostei do conteudo do livro.

    Olha linda, mais tarde eu tbm estarei postando uma resenha em meu blog.
    Depois passa lá para conferir, porque eu acho que vc vai gostar
    Se cuida e fica com Deus
    bjokas

    Ahhh e não deixa de me seguir e curtir a fanpage

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    https://www.facebook.com/pages/I-Love-My-Books/176089529213381?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  10. Eu sou doida para ler algum livro desse autor, por incrível que pareça nunca li, e sempre vejo elogios sobre a escrita dele. Estou curiosa para ler as obras deles, para poder ver se ele é tão bom quanto falam.
    Beijos

    amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir