30 de agosto de 2013

[Resenha] Um dia - David Nicholls

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

RESENHA

Essa semana eu terminei de ler Um dia de David Nicholls, mas sinceramente não sei nem por onde começar essa resenha, eu até li outras resenhas sobre esse livro, mas ainda estou bem confusa! Ainda não sei se gostei ou não do livro.

Bom, vou começar pela parte mais fácil, a parte “técnica”, o livro não tem início, meio e fim, a história é contada ao longo dos anos de amizade de Dexter e Emma, mas os pontos de vistas mudam, ora temos a versão dele, ora a dela, no início é um pouco difícil, mas por ser bem escrito, o leitor rapidinho se acostuma com o tipo de narração.

Eu achei a primeira metade do livro muito lenta, mas isso faz com que a gente conheça os personagens a fundo, sem necessariamente ter muita ação, já à segunda parte do livro é mais ação, mas como entendemos os personagens tudo parece natural, tudo no livro é plausível e pode acontecer com qualquer pessoa.

Um dia é uma história sobre a vida, sobre os caminhos que escolhemos, sobre as consequências das nossas ações e também do que deixamos de fazer, é a história de desencontros entre Emma e Dexter. 


Emma gostaria que Dex agisse de uma tal forma, ele não o faz, e ela por sua vez não corre atrás do que ela quer nem em relação a Dexter e nem em relação a nada, perde anos com empregos estúpidos,  relacionamentos sem futuro, enfim, mil expectativas frustradas, mas no final, isso serve de aprendizado e ela consegue crescer. O que já não acontece com Dexter.

Ele é meio Peter Pan, o menino que não quer crescer, ao longo dos anos ele vai se comportando cada vez de forma mais estúpida, até chegar no fundo do poço e reconhecer o que realmente importa.

Vi em muitas resenhas que as pessoas acham Emma e Dexter pessoas completamente diferentes, até são, ela politicamente correta e ele inconsequente, mas no fundo, eu os achei muito parecidos, ambos estão tentando buscando se descobrir, mas claro, cada um lida com isso de uma forma diferente.

O que faltava em Emma sobrava em Dexter e o que faltava em Dexter sobrava nela, ele era muito autoconfiante, ela sofria de baixa estima, ela lutou para ter sucesso, para ele o sucesso caiu no colo, ela era muito inteligente, ele muito safo. Acho que ao logo dos anos eles aprenderam um com o outro, como acontece com as amizades de verdade.


Quando alguém perguntava, como às vezes acontecia em festas, como ela e Dexter tinham se conhecido, Emma respondia: - Nós crescemos juntos. .

Sinceramente acredito que nessa parte o “crescer”, não é por se conhecer a bastante tempo, mas sim porque eles se tornaram pessoas melhores juntos.

Recomendo o livro, é uma boa história, ainda não vi o filme, me digam, o que é melhor, o filme ou o livro? Vocês gostaram da história de Dexter e Emma?

10 comentários:

  1. Olha... eu só assisti um filme melhor do que o livro. E não foi o Um Dia.kkk
    Mas o filme é muito gostosinho de assistir. ... bom... até chegar o final. .. como você já sabe. Kkkk

    Eu sou apaixonada pela história de Emma e Dexter... Dexter e Emma.

    Concordo com o que escreveu. A história é bem escrita. Eu li o livro torcendo, brigando com os personagens. ..se pudesse teria dado muitos cascudos no Dexter e muitos conselhos pra Emma. Rsrs

    Mas como acontece na vida. Aconteceu com eles. Não estavam preparados um para o outro. Os anos foram passando...eles amadurecendo. Enfim, mesmo com tudo...o destino foi bom com eles e permitiu que ficassem juntos. Concluindo assim a história deles.

    Assisti o filme. Anne Hathaway arrasa nele tb. O ator que não sei o nome é bom tb.

    Bjs






    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Esse livro é um dos que estão na minha imensa lista de leitura. Quanto ao filme já assisti e pelos comentários de sua resenha notei muita semelhança. Amei o filme e espero gostar também do livro. Ótima resenha.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não tenho muita vontade de ler este livro. Gravei o filme na Sky e vou assistir, quem sabe me anima a ler o livro.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não curto muito esse tipo de livro, mas a resenha ficou ótima.
    Ainda não vi o filme, mas eu preferia ver o filme antes de ler o livro... não queria perder dias com uma história que talvez eu não gostaria né?

    hahaha
    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Meninos,

    Depois vocês me digam se gostaram do filme! Na verdade eu só li o livro pq vi o trailer e também pq foi uma dica da Fernanda Drumond!

    Mas ainda to me recuperando da revolta sobre o final da história :P

    Já adicionei o blog de vocês!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Isadora
    Ainda não li esse livro, mas até que gostei do filme.
    Ainda não tinha me interessado pela história, mas agora fiquei curiosa sobre o livro, gosto de histórias bem contadas, principalmente quando podemos ver os personagens evoluindo, ao invés de só ficarem dando voltas como acontece em muitos casos.
    Outro livro que entra para minha lista de leituras.

    Bjs
    Nel
    www.maisumblogsobrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Nel,

    Eu gostei do livro, mas ainda to revoltada com o final, mas como vc ja viu o filme, não corre esse risco!!!

    Vale a pena a leitura, o livro é mto bem escrito! Espero que goste!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu já li o livro e assisti ao filme. Adorei ambos, mas prefiro o filme. Esse livro me fez chorar bastante mas me conquistou <3

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei a resenha. Nunca li esse livro por falta de oportunidade mas sou louca para ler!
    Jacilene - http://enaspaginasdeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Jacilene,

    Que bom que vc gostou da resenha!!! Quando der, da uma pega pra ler, vale a pena!!

    Beijoss

    ResponderExcluir